Clube de Ciência Viva na Escola (CCVnE) promoveu sessão de identificação de macroalgas na Praia da Gamboa
A ação decorreu na tarde de 17 de abril, sob a orientação da Prof. Dr.ª Teresa Mouga, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), e consistiu fundamentalmente na identificação de organismos marinhos, nomeadamente de macroalgas.
Participaram na atividade alunos e professores do CCVnE, dos programas ambientais Escola Azul e Eco-Escolas e também alguns discentes do 11.º CT2.
A anteceder a ida à praia, a Prof.ª Teresa Mouga fez o enquadramento da atividade e distribuiu materiais de suporte necessários à realização da mesma. A temática da biodiversidade esteve sempre em destaque.
As condições de mar não eram as melhores, mas foi com entusiasmo que o grupo se entregou às tarefas propostas. Apontam-se alguns assuntos abordados, a saber: identificação de animais e algas marinhas, particularidades associadas a cada espécie observada, importância das algas, algas edíveis em Peniche e espécies invasoras.
Agradecemos à Prof.ª Teresa Mouga a disponibilidade para colaborar connosco e a partilha de conhecimentos proporcionada. Entretanto, a docente enviou uma série de indicações suscetíveis de dar continuidade ao trabalho encetado. Muito obrigado.
Sem dúvida, também uma maneira de se assinalar o dia 22 de abril como o “Dia Mundial da Terra”.
Registe-se que a ESTM é uma das entidades parceiras do Clube de Ciência Viva da Escola Secundária de Peniche.
Os professores responsáveis pela saída de campo à Praia da Gamboa,
Cecília Silva, Francisco Félix e Pedro Cruz
(Retirado do Facebook Escola secundaria de Peniche)